SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue18Dynamics and sociability in popular classes families: life's historiesPreterm and low birthweight as a risk for the development of children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

MELCHIORIL, Lígia Ebner  and  ALVES, Zélia Maria Mendes Biasoli. Comportamento de bebês em situações de separação e reencontro com os pais, na rotina diária da creche. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2000, vol.10, n.18, pp. 51-59. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2000000100005.

Esse trabalho teve por objetivo verificar como é o comportamento dos bebês e adultos no momento de separação e reencontro em uma creche do interior paulista. Os dados foram obtidos através de entrevista semi-estruturada com 21 educadoras de creche, individualmente entrevistadas, sobre cada bebê de 4 a 24 meses sob seus cuidados (n=71) e através da observação gravada em vídeo da situação de separação e reencontro entre pais-bebês. Os dados obtidos foram analisados de forma quantitativa, quantitativa-interpretativa e qualitativa. Os resultados desse estudo parecem indicar que essa amostra de bebês tem uma forte ligação com a figura materna, evidenciada principalmente depois dos oito meses em diante, com possibilidades de ser um apego seguro em função da manifestação de alegria quando as mães retornam e da afetividade demonstrada por elas; isto leva a afirmação de que o fato de o bebê permanecer no ambiente coletivo durante o dia não estaria afetando o seu vínculo afetivo com a mãe.

Keywords : comportamento de bebês; vínculo afetivo mãe-bebê; creche.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese