SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue26Resilience: conceptions, associated factors and related problems with the construction of this knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863XOn-line version ISSN 1982-4327

Abstract

BARBA, Patrícia Carla de Souza Della; MARTINEZ, Cláudia Maria Simões  and  CARRASCO, Bianca Gonçalves. Promoção da saúde e educação infantil: caminhos para o desenvolvimento. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2003, vol.13, n.26, pp.141-146. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2003000300002.

Este estudo tem por objetivo uma reflexão acerca dos aspectos envolvidos na melhoria da qualidade de vida de crianças e suas famílias. São abordados questões e temas relativos ao cuidado e educação, do ponto de vista histórico-social, bem como situações de vulnerabilidade e pobreza. O aporte teórico utilizado está apoiado nos indicadores da UNESCO, Ministério da Saúde e publicado originalmente pela Organization for Economic Co-operation and Development. Discute-se o conceito e a efetivação das práticas de educação infantil no Brasil, destacando ações de desenvolvimento e promoção da saúde na infância, o empowerment e intersetorialidade, na perspectiva da construção de caminhos para minimizar ou atenuar os inúmeros estressores aos quais as famílias de parcelas menos favorecidas da população estão expostos; reafirma-se a necessidade do investimento na formação continuada dos educadores, considerando que resultados satisfatórios são obtidos quando a intervenção envolve a família, a comunidade e os serviços públicos.

Keywords : Desenvolvimento infantil; promoção à saúde; formação de educadores; educação infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License