SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue26Childhood concept for mothers who do and do not use day-care centersDomestic violenceand school: a study in public schools in São Paulo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863XOn-line version ISSN 1982-4327

Abstract

RISTUM, Marilena  and  BASTOS, Ana Cecília de Sousa. A violência urbana e o papel da mídia na concepção de professoras do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2003, vol.13, n.26, pp.181-189. ISSN 1982-4327.  https://doi.org/10.1590/S0103-863X2003000300007.

A comunicação promovida pela mídia, de grande penetração no cotidiano social, tem assumido crescente relevância na construção da consciência dos indivíduos, o que torna importante a sua postura na veiculação da violência. Sua influência sobre a violência nas escolas é exercida pela exposição de cenas de violência, propagandas que promovem o consumismo e programas que valorizam padrões de vida de nível sócio-econômico elevado. Objetivou-se identificar o conceito de professoras de ensino fundamental sobre o papel da mídia em relação à violência e comparar professores de escolas públicas e particulares quanto a este conceito. As professoras foram submetidas a uma entrevista semi-estruturada sobre a violência. As respostas permitiram estabelecer categorias capazes de distinguir, na visão das professoras, os diferentes papéis desempenhados pela imprensa: informativo, informativo-preventivo, iatrogênico, ambivalente e banalizador da violência. Verificou-se o predomínio marcante dos papéis iatrogênico e ambivalente, tanto para professoras de escola pública como de particular.

Keywords : violência; mídia; professores; escola.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License