SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue28Social representations, intergrupal relationships and social cognition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863XOn-line version ISSN 1982-4327

Abstract

SAVIANI, Dermeval. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2004, vol.14, n.28, pp.113-124. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200002.

Este estudo parte da explicitação do significado da "Faculdade de Educação, Ciências e Letras", prevista no "Estatuto das Universidades Brasileiras" instituído em 1931, em correlação com a "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras" tal como proposta na criação da USP, em 1934, passa pelo breve ensaio de um modelo alternativo representado pela Universidade do Distrito Federal, fundada em 1935, e reconstitui a trajetória do Curso de Pedagogia desde sua criação, em 1939, até o momento presente. A conclusão do trabalho aponta para a constatação de que a excessiva preocupação do movimento dos educadores e dos estudiosos da questão com a regulamentação, isto é, com os aspectos organizacionais, tem dificultado o exame dos aspectos mais substantivos referentes ao próprio significado e conteúdo da pedagogia sobre cuja base cabe estruturar o curso correspondente. Daí que a continuidade da investigação deverá articular a abordagem histórica com a perspectiva teórica do problema em estudo.

Keywords : pedagogia; história da educação; educação brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License