SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue28Social representations, intergrupal relationships and social cognition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

SAVIANI, Dermeval. O espaço acadêmico da pedagogia no Brasil: perspectiva histórica. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2004, vol.14, n.28, pp. 113-124. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200002.

Este estudo parte da explicitação do significado da "Faculdade de Educação, Ciências e Letras", prevista no "Estatuto das Universidades Brasileiras" instituído em 1931, em correlação com a "Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras" tal como proposta na criação da USP, em 1934, passa pelo breve ensaio de um modelo alternativo representado pela Universidade do Distrito Federal, fundada em 1935, e reconstitui a trajetória do Curso de Pedagogia desde sua criação, em 1939, até o momento presente. A conclusão do trabalho aponta para a constatação de que a excessiva preocupação do movimento dos educadores e dos estudiosos da questão com a regulamentação, isto é, com os aspectos organizacionais, tem dificultado o exame dos aspectos mais substantivos referentes ao próprio significado e conteúdo da pedagogia sobre cuja base cabe estruturar o curso correspondente. Daí que a continuidade da investigação deverá articular a abordagem histórica com a perspectiva teórica do problema em estudo.

Keywords : pedagogia; história da educação; educação brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese