SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número28Panorama da psicologia escolar na cidade de Vitória: um estudo exploratórioIdentidade feminina: um conceito complexo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

LAGO, Mara Coelho de Souza; SERAFIM, Carla Michele  e  FIGUEIREDO, Mariana Grasel de. Gênero, gerações e subjetividades na Grande Florianópolis. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2004, vol.14, n.28, pp. 197-209. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000200009.

Esta pesquisa investigou a construção de subjetividades e das dinâmicas de relações geracionais e de gênero, na mudança de espaços e modos de vida de famílias egressas do campo para o meio urbano, na Região Metropolitana de Florianópolis. Foi realizada análise qualitativa de material obtido através de método etnográfico, constando de 16 entrevistas livres, gravadas com sujeitos de diferentes gerações e ambos os gêneros, pertencentes a famílias habitantes dos municípios de Biguaçú e Antônio Carlos. Foram também aplicados 106 questionários com perguntas abertas e fechadas em jovens estudantes dos dois municípios. Foi possível concluir que os sujeitos investigados vivenciam as experiências de urbanização de seus espaços e modos de vida, cada um com suas singularidades, integrando-se a novas atividades nas cidades, ampliando possibilidades e aderindo a outros valores, aproveitando as informações de múltiplos veículos e aprendendo novas tecnologias, ressignificando assim suas estratégias de sobrevivência, suas relações e a si próprios.

Palavras-chave : gênero; gerações; modos de vida; urbanização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português