SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Effectiveness of the early intervention program with preterm infantsDifficulties in teacher/student relationship: a challenge to be overcome índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

BRINGIOTTI, María Inés; KRYNVENIUK, Marta  y  LASSO, Silvia. As múltiplas violências da 'violência' na escola: desenvolvimento de um enfoque teórico e metodológico integrativo. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2004, vol.14, n.29, pp.313-325. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300007.

Foram investigados diversos tipos de violência, no âmbito escolar, que ocasionam aumento do risco para a ocorrência de maltrato infantil. Na primeira etapa a amostra ficou composta por quatro escolas de Buenos Aires, duas de educação inicial e duas primárias, selecionadas ao acaso, em dois distritos predominantemente com classes sociais diferentes (média e baixa). Foram encontradas correlações entre o potencial de maltrato, a História da Educação, nível sócio econômico e educacional da mãe, problemas comportamentais e emocionais da criança. Mediante a análise de regressão foram obtidos modelos específicos para os dois grupos da amostra e encontrados aspectos de violência social, institucional e na interação com os pares (infantil). Na segunda etapa foram encontradas correlações entre o potencial de maltrato, depressão, apoio social. Foram implementados programas de intervenção para pais e, para docentes e autoridades de um jardim da infância, analisando as variáveis de cambio e as que resistiram a uma modificação.

Palabras clave : violência familiar; violência escolar; maltrato infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons