SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número29Effectiveness of the early intervention program with preterm infantsDifficulties in teacher/student relationship: a challenge to be overcome índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863X

Resumen

BRINGIOTTI, María Inés; KRYNVENIUK, Marta  y  LASSO, Silvia. As múltiplas violências da 'violência' na escola: desenvolvimento de um enfoque teórico e metodológico integrativo. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2004, vol.14, n.29, pp. 313-325. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2004000300007.

Foram investigados diversos tipos de violência, no âmbito escolar, que ocasionam aumento do risco para a ocorrência de maltrato infantil. Na primeira etapa a amostra ficou composta por quatro escolas de Buenos Aires, duas de educação inicial e duas primárias, selecionadas ao acaso, em dois distritos predominantemente com classes sociais diferentes (média e baixa). Foram encontradas correlações entre o potencial de maltrato, a História da Educação, nível sócio econômico e educacional da mãe, problemas comportamentais e emocionais da criança. Mediante a análise de regressão foram obtidos modelos específicos para os dois grupos da amostra e encontrados aspectos de violência social, institucional e na interação com os pares (infantil). Na segunda etapa foram encontradas correlações entre o potencial de maltrato, depressão, apoio social. Foram implementados programas de intervenção para pais e, para docentes e autoridades de um jardim da infância, analisando as variáveis de cambio e as que resistiram a uma modificação.

Palabras llave : violência familiar; violência escolar; maltrato infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Español     · pdf en Español