SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número32Conhecimento de mulheres sobre câncer de mama e de colo do úteroEstudo qualitativo de crenças relativas aos cuidados domiciliares e à morte entre familiares de portadores de HIV/AIDS e câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

JANCZURA, Gerson Américo. Contexto e normas de associação para palavras: a redução do campo semântico. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2005, vol.15, n.32, pp. 417-425. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300011.

Este estudo teve por objetivo coletar normas de associação semântica para categorias naturais. Utilizando-se o método da associação livre, os participantes foram solicitados a produzir a primeira associada que completasse o significado de sentenças que serviam como contexto para as categorias. As associações produzidas em dois contextos semânticos diferentes foram comparadas com associações produzidas sem contexto. As seguintes medidas foram produzidas para cada categoria: o tamanho da categoria, as associadas semânticas, erros, omissões e respostas idiossincráticas. Propôs-se, ainda, um índice de ocorrência intra-categórica que permite identificar quais são os membros mais provavelmente lembrados, independentemente da condição experimental. A análise das normas evidenciou um efeito de redução do campo semântico, e identificou os membros a serem gerados, apesar de a categoria ter sido apresentada isoladamente ou em contextos diferentes. Uma redução média de cinqüenta por cento no campo semântico foi observada quando as categorias conceituais estão contextualizadas.

Palavras-chave : normas de associação; memória semântica; categorias naturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português