SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número34The statute of the real in Lacan: from the first writings to the VII seminar - the psychoanalysis' ethicsComparative study about perceptions of socio-professional characteristics from ordinary workers and african PALOP immigrants in Portugal índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque  y  BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.34, pp.169-179. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200005.

Como e por que as crianças brincam? Qual o significado desta atividade em cada cultura? Estas questões da temática da brincadeira e sua relevância para a compreensão científica do desenvolvimento infantil são discutidas neste estudo. Analisa-se o conceito da atividade de brincar a partir de diferentes autores, privilegiando quem a vê como socialmente construída. Aborda-se a importância da brincadeira do faz-de-conta como atividade que promove a representação e a metarepresentação no desenvolvimento da criança. Finalmente reflete-se sobre a brincadeira no contexto pedagógico vivenciado pelas crianças em instituições de educação infantil, o papel do professor no desenvolvimento e educação infantil.

Palabras clave : Brincadeira; Abordagem Sociocultural; Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons