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Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

ABREU, Rosane de Albuquerque dos Santos  y  NICOLACI-DA-COSTA, Ana Maria. Mudanças geradas pela internet no cotidiano escolar: as reações dos professores. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.34, pp.193-203. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200007.

A Internet gerou novas formas de produção, divulgação e armazenamento de conhecimentos e informações, as quais têm provocado profundas mudanças nos processos pedagógicos tradicionais. A análise de 20 entrevistas realizadas com professores do ensino Fundamental e Médio de escolas particulares do Rio de Janeiro foi reveladora. Suas respostas, reações, comentários e atitudes indicam que tais mudanças os têm atingido profundamente e feito enfrentar dolorosos conflitos internos. Mesmo assim, eles estão conscientes de que precisam aprender a lidar com alguns dos novos fenômenos produzidos pela Internet, principalmente com o excesso, a superficialidade e a renovação constante de informações. Por isso mesmo estão: revendo os conceitos de informação e conhecimento; reformulando práticas pedagógicas tradicionalmente usadas na pesquisa escolar; tentando se adaptar às transformações na tradicional relação professor-aluno na qual antes eram poderosos e privilegiados transmissores de conhecimento; finalmente, alterando a própria concepção do que significa ser professor hoje.

Palabras clave : Internet; Informação; Conhecimento; Professores; Conflitos Internos.

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