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Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SANTOS, Lílian Mendes dos  y  MARINI, Janete Aparecida da Silva. Uso de estratégias de leitura por alunos do ensino médio. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.34, pp.205-213. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200008.

O presente estudo verificou o uso de estratégias metacognitivas de leitura por alunos do ensino médio. Participaram 487 alunos do ensino médio de escolas públicas, 55,7%, e particulares ,44,3%, sendo 58,3% do sexo feminino. A idade variou de 14 a 21 anos com média de 16,2 anos e desvio padrão de 1,27. O procedimento utilizado foi a aplicação coletiva por classe de uma escala de estratégias metacognitivas de leitura. Os resultados revelaram que as mais utilizadas pelos participantes foram as de solução de problemas, especialmente durante a leitura. Os participantes do sexo feminino (M=46,10; DP=12,42) demonstraram utilizar estratégias de leitura mais freqüentemente que os do masculino (M=39,13; DP=13,94). Houve diferenças estatisticamente significativas quanto ao uso de estratégias metacognitivas de leitura entre 15 e 17 anos [F(7,480)=2,33; p<0,02]. Verificou-se diferença de uso também entre a primeira série do ensino médio em relação a terceira e habilitação ao magistério [F(3,484)=12,36; p<0,00].

Palabras clave : Avaliação; Metacognição; Escala.

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