SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número34The student use of reading strategies in high schoolsThe contrast sensitivity to distincts patterns in pre-school children índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

VERCEZE, Náira Cristina Alcântara; MARQUES, Susi Lippi  y  GALERA, Cesar Alexis. A natureza da representação de cenas visuais: evidências baseadas no efeito de tarefas intervenientes sobre a memória para distâncias entre objetos. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.34, pp.215-223. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200009.

Três tarefas intervenientes (verbal, visual e aritmética), realizadas durante estudo de uma cena, foram utilizadas com o objetivo de explicitar a natureza da representação memorizada das distâncias entre os objetos da cena. O efeito delas sobre a representação das distâncias foi estimado por expoentes da função potência baseados em julgamentos da distância relembrada entre pares de objetos e reprodução em desenho da disposição espacial dos objetos da cena. Os resultados mostram que expoentes obtidos não diferem da unidade. Por outro lado, os estimados pelas coordenadas x e y com base nos desenhos são menores. Tanto os expoentes obtidos nos julgamentos de magnitude de distância aos pares como aqueles a partir do eixo y do desenho foram afetados pela realização da tarefa aritmética durante o tempo de estudo, mas não pela realização da tarefa visual. Estes resultados sugerem que componentes visuais e espaciais contribuem com pesos diferenciados para a qualidade da representação.

Palabras clave : memória visoespacial; tarefas intervenientes; estimação de magnitude; desenho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons