SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número34The nature of the representation of short-term memorized scenes: the effect of intervening tasks on the memory for the distances between objectsSexuality conceptions in adolescents with and without a sexual violence history índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

FRANCA, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos  y  SANTOS, Natanael Antonio dos. A sensibilidade ao contraste em crianças pré-escolares para padrões distintos. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.34, pp.225-228. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200010.

Em termos gerais, a FSC tem sido usada para caracterizar o desenvolvimento da percepção visual da forma de crianças. O objetivo do presente estudo foi mensurar e comparar curvas de sensibilidade ao contraste para estímulos radiais (FSCr) e grades senoidais (FSC) em crianças pré-escolares com o método psicofísico da escolha forçada- senoidais de 0,25; 0,5; 1 e 2 cpg em crianças pré-escolares (4 e 5 anos) e adultos jovens com o método psicofísico da escolha forçada. Participaram 15 voluntários com a acuidade visual normal ou corrigida distribuídos igualmente nas três faixas etárias. Os resultados mostraram que a sensibilidade melhora com o desenvolvimento e que a sensibilidade de todos os participantes foi maior para as grades senoidais do que para as freqüências radiais. Estes resultados sugerem que os estímulos radiais e as grades senoidais são processados por áreas visuais diferentes.

Palabras clave : sensibilidade ao contraste; crianças pré-Escolares; freqüências espaciais; freqüências radiais; método da escolha forçada.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons