SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número34Meanings of adoptive fatherhood: a case studyGender differences in play of pre-scholar and scholar's children at toy-library índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

SOUZA FILHO, Marcilio Lira de; OLIVEIRA, Josevânia da Silva Cruz de  y  LIMA, Flávio Lúcio Almeida. Como as pessoas percebem o psicólogo: um estudo exploratório. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.34, pp.253-261. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000200013.

Este estudo buscou realizar um levantamento de elementos que indiquem como o psicólogo é percebido. Participaram pessoas entrevistadas na cidade de João Pessoa (PB), distribuídas em três grupos, a saber, pessoas da população geral (n = 42), estudantes de Enfermagem (n = 43) e de Psicologia (n = 52). Todas se submeteram a uma associação livre de palavras após ouvirem o termo psicólogo. Os resultados demonstraram que todos os grupos indicaram perceber o psicólogo como profissional promotor de saúde mental e proporcionador de auxílio psicológico. Particularmente, na população geral houve pessoas que nada souberam declarar. Os estudantes de Enfermagem mostraram uma percepção mais adequada das práticas do psicólogo quando comparados com a população geral. Apenas os estudantes de Psicologia demonstraram uma atenção a aspectos humanitários da prática profissional do psicólogo. Discutem-se os resultados buscando vincular a percepção de cada grupo às circunstâncias e aspectos predominantes de cada um deles.

Palabras clave : Psicologia no Brasil; Psicólogo; Profissão.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons