SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número35Inteligência emocional e desempenho no trabalho: um estudo com MSCEIT, BPR-5 e 16PFA equação simbólica como recurso terapêutico: contribuições para análise do questionário desiderativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

CELEN, Nermin; COK, Figen; BOSMA, Harke A.  e  DJURRE, H. Zijsling. A percepção de adolescentes e de pais sobre decisão e autonomia. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.35, pp.349-363. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300006.

Estudo objetivou investigar autonomia de decisão de adolescentes turcos de 12-18 anos de idade. Questionário PADM (Perspectivas na Tomada de Decisões por Adolescentes) foi administrado a 372 adolescentes de classe média, alunos de ensino fundamental e médio e a seus pais. O PADM verifica se adolescentes decidem por si mesmos ou se os pais impõem restrições, também se discutem o assunto. Foram usadas análises MANOVA. Os resultados mostraram que respostas afirmativas aumentam com a idade. Na perspectiva de pais e adolescentes a autonomia para tomada de decisões aumenta com a idade, o controle parental diminui, conflitos tendem a diminuir. Houve pequena diferença de gênero: meninas têm maior nível de autonomia decisional, meninos experimentam mais conflitos. As expectativas de autonomia decisional dos adolescentes tendem a ser maiores que as dos pais. Perspectivas de pais e mães sobre autonomia foram bastante similares; os resultados suportam o modelo de família proposto por Kaðýtçýbaþý.

Palavras-chave : Autonomia Decisional; Adolescentes Turcos; Pais Turcos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons