SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número35Fatores de risco na adolescência: discutindo dados do DFComunicação e participação pais-filhos: correlação com habilidades sociais e problemas de comportamento dos filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

RIBEIRO, Daniela de Figueiredo  e  ANDRADE, Antonio dos Santos. A assimetria na relação entre família e escola pública. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2006, vol.16, n.35, pp. 385-394. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2006000300009.

A relação entre família e escola vem sendo incentivada pelas políticas públicas, apontada como fundamental para uma escolarização bem sucedida. O atual estudo buscou compreender esta relação, tal como vem sendo vivenciada por pais de uma escola pública. Os participantes da pesquisa foram os agentes escolares e 22 responsáveis por alunos de 3ª e 4ª séries do ensino fundamental. Inicialmente foi realizada observação participante na escola e, em seguida, entrevistas semi-estruturadas com os responsáveis pelos alunos, em suas residências, tendo sido abordados três tópicos: a escola, a professora e a escolaridade. Buscou-se ainda resgatar a história das famílias, verificando as diferentes posturas dos pais diante da escola. Os dados foram analisados por meio de uma análise de conteúdo tradicional. Observou-se uma assimetria na relação família-escola, que parece contribuir para a perpetuação da dinâmica de exclusão de parte das camadas populares da escola pública.

Palavras-chave : Relação família-escola; Escola Pública; Etnografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português