SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número36Escala de atitudes face ao lazer em adolescentes e jovens adultosOpiniões dos adolescentes do ensino médio sobre o relacionamento familiar e seus planos para o futuro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

ALARCAO, Madalena  e  GASPAR, Maria Filomena. Imprevisibilidade familiar e suas implicações no desenvolvimento individual e familiar. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2007, vol.17, n.36, pp. 89-102. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2007000100009.

Definida como uma falta de consistência dos padrões de comportamento familiar e dos sistemas de regulação familiar, a imprevisibilidade familiar surge como um constructo interessante para apreender a forma como a família, e muito particularmente o sub-sistema parental, exerce o seu papel e o seu poder executivo. Pesquisas diversas têm associado maior imprevisibilidade familiar a perturbações do desenvolvimento familiar e do próprio desenvolvimento individual. Este artigo visa apresentar um estudo de validação da Family Unpredictability Scale (FUS), de Lisa Ross e Elizabeth Hill, para Portugal, ao mesmo tempo que discutir o seu valor na discriminação de famílias que técnicos com funções psicossociais diversas identificaram como estando perturbadas no exercício das suas funções familiares. Busca-se também realçar o papel que o nível educacional parece ter na variação do grau de imprevisibilidade familiar; os resultados mostram que são os pais com menor nível educacional que apresentam os mais elevados níveis de imprevisibilidade.

Palavras-chave : Imprevisibilidade familiar; FUS; Avaliação; Risco.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português