Acessibilidade / Reportar erro

Sentido de número na infância: uma interconexão dinâmica entre conceitos e procedimentos

Sense of numbers in early childhood: a dynamic interconnection between concepts and procedures

El sentido del número en la infancia: una interconexión dinámica de conceptos y procedimientos

A presente revisão tem o objetivo de analisar o que estudos acadêmicos e experimentais têm revelado sobre os processos cognitivos de desenvolvimento envolvidos na conceituação de número pela criança. Presentemente, dois grupos de orientações teóricas opostas têm argumentado sobre a natureza da habilidade numérica das crianças. Apesar de inconcluso o debate, estudos revistos neste artigo parecem apontar para a existência de uma interconexão entre conceitos e procedimentos no processo de construção do sentido de número. Veremos, também, como a qualidade do sentido de número construído pelas crianças pode estar relacionada com o desempenho acadêmico na área da matemática.

Sentido de número; Desenvolvimento numérico; Desenvolvimento cognitivo; Educação infantil


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br