Acessibilidade / Reportar erro

Práticas avaliativas no ensino fundamental e cultura escolar

Practicas de evaluación en la enseñanza y cultura escolar

Assessment practices in elementary education and school culture

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96, ao propor a organização do ensino em ciclos e o regime de progressão continuada, introduz importantes modificações na organização escolar e nas práticas de avaliação adotadas nas escolas brasileiras. Nessa perspectiva, os objetivos desta pesquisa foram: investigar as práticas avaliativas que configuram a cultura e o ethos escolares e como esses valores fundamentam e orientam o trabalho pedagógico. Considerando os objetivos propostos, foi adotado referencial teórico-metodológico da pesquisa qualitativa. O estudo foi realizado em três escolas de ensino fundamental da rede estadual paulista junto a professores, equipe pedagógica e direção. Os resultados permitem concluir que há predominância de práticas fundadas no sistema de ensino seriado. Foram observados valores associados à função seletiva da escola e movimentos de resistência e ajustamento às novas medidas, como: remanejamentos informais de alunos, precariedade na formalização das avaliações.

Avaliação educacional; Educação básica; Cultura escolar


Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Av.Bandeirantes 3900 - Monte Alegre, 14040-901 Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, Tel.: (55 16) 3315-3829 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: paideia@usp.br