SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue39Implicit learning in intensive videogame players author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863XOn-line version ISSN 1982-4327

Abstract

ROLFSEN, Andréia Bevilacqua  and  MARTINEZ, Cláudia Maria Simões. Programa de intervenção para pais de crianças com dificuldades de aprendizagem: um estudo preliminar. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2008, vol.18, n.39, pp.175-188. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000100016.

O ingresso no ensino fundamental constitui um momento importante no processo de escolarização. A literatura aponta que orientar a família nesse processo, a partir de recursos de seu ambiente, pode ser fundamental na prevenção de dificuldades escolares. Nesse contexto, o presente estudo implementou e avaliou uma proposta de intervenção na modalidade de um Programa Psicopedagógico de Orientação a Pais (PPOP), dirigido a pais e familiares responsáveis por crianças com dificuldades de aprendizagem incluídas nas primeiras séries do ensino fundamental de escola pública regular, com objetivo de investigar as condições de implementação do PPOP. Participaram da pesquisa oito pais de alunos e seus filhos. As análises demonstraram que o Programa está apto a ser implementado em maior escala e mostrou-se satisfatório quanto à forma e conteúdo, a partir do relato dos participantes.

Keywords : Inclusão escolar; Rendimento escolar; Relações pais-escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License