Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Paidéia (Ribeirão Preto)
versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327
Resumo
CHAGNON, Jean-Yves. As agressões sexuais: uma organização de transtornos narcísico-identitários. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2008, vol.18, n.41, pp.495-515. ISSN 1982-4327. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300007.
O objetivo deste artigo é mostrar, por meio de dois casos, como se traduzem, na clínica projetiva, certas organizações perversas contra a ameaça de descompensação depressiva ou psicótica, problemática recorrente em muitos agressores sexuais. O autor apresenta dois casos que ilustram essas organizações defensivas. Um caso de um jovem adulto estuprador cuja estrutura de personalidade psicótica é compensada por um modo de relação do objeto e de atos perversos que se dirige para a perversidade, evitando o recurso ao delírio frente a um perigo de inexistência. Um outro caso de adulto pedófilo se defende por estas mesmas vias contra angústias depressivas de tipo narcísico. As provas projetivas são interpretadas com referência à teoria psicanalítica.
Palavras-chave : Abuso sexual; Técnicas projetivas; Teste de Rorschach; Teste de Apercepção Temática; Interpretação psicanalítica.