SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41Evidências científicas das neurociências para a terapia cognitivo-comportamentalUm sistema de categorias de habilidades sociais educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863Xversão On-line ISSN 1982-4327

Resumo

CHAGNON, Jean-Yves. As agressões sexuais: uma organização de transtornos narcísico-identitários. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2008, vol.18, n.41, pp.495-515. ISSN 1982-4327.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300007.

O objetivo deste artigo é mostrar, por meio de dois casos, como se traduzem, na clínica projetiva, certas organizações perversas contra a ameaça de descompensação depressiva ou psicótica, problemática recorrente em muitos agressores sexuais. O autor apresenta dois casos que ilustram essas organizações defensivas. Um caso de um jovem adulto estuprador cuja estrutura de personalidade psicótica é compensada por um modo de relação do objeto e de atos perversos que se dirige para a perversidade, evitando o recurso ao delírio frente a um perigo de inexistência. Um outro caso de adulto pedófilo se defende por estas mesmas vias contra angústias depressivas de tipo narcísico. As provas projetivas são interpretadas com referência à teoria psicanalítica.

Palavras-chave : Abuso sexual; Técnicas projetivas; Teste de Rorschach; Teste de Apercepção Temática; Interpretação psicanalítica.

        · resumo em Francês | Inglês | Espanhol     · texto em Francês     · Francês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons