SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número41A associação entre variáveis sócio-demográficas e plumbemia em criançasA "mercadoria" informação: um estudo sobre comerciais de TV e rádio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

MACHADO, Rebeca Nonato; FERES-CARNEIRO, Terezinha  e  MAGALHAES, Andrea Seixas. Demanda clínica em psicoterapia de família: Arte-Diagnóstico Familiar como instrumento facilitador. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2008, vol.18, n.41, pp. 555-566. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2008000300011.

Este estudo teve como objetivo descrever a aplicação do Arte-Diagnóstico Familiar (ADF) como um instrumento de avaliação e construção da demanda familiar na clínica. Cada membro da família vem à primeira entrevista com objetivos e motivações próprias. É função do psicoterapeuta auxiliar a família a perceber sua demanda no transcorrer das entrevistas, procurando aproximar as motivações individuais de cada integrante, a fim de criar uma demanda conjunta. Por meio da análise de um caso clínico foi possível identificar a contribuição do ADF no processo de avaliação da família.

Palavras-chave : Arte-Terapia; Entrevista psicodiagnóstica; Avaliação psicológica; Estudo de caso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português