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Comprometimento profissional e estressores percebidos por graduandos regulares e tecnológicos

Comprometimiento con la carrera y factores de estrés percibidos en estudiantes regulares y tecnológicos

Career commitment and stressors perceived by regular and technologic undergraduate students

Este estudo investigou o comprometimento com a carreira e os eventos estressores percebidos em 86 universitários (51 de cursos regulares e 35 de cursos tecnológicos) de uma instituição privada de ensino superior do Rio Grande do Sul. Os participantes eram homens (81,4%) e mulheres entre 18 e 52 anos (M=25,3; DP=8,16). Os resultados apontaram maior percepção de estressores entre os alunos de cursos tecnológicos (t=3,02; gl=73; p<0,01) e maior comprometimento com a carreira entre os homens do que entre as mulheres (t=2,49; gl=18; p<0,05). Estes dados indicam que ao mesmo tempo em que apresentam maior contato com o mercado e maior conhecimento da realidade ocupacional da área de formação, diminuindo a necessidade de intervenções voltadas à transição escola-trabalho, os alunos de cursos tecnológicos enfrentam maiores dificuldades no cotidiano universitário e na integração entre as tarefas acadêmicas e profissionais. Assim, são necessárias intervenções de carreira específicas a este público.

Estudantes; Estress; Ensino superior; Desenvolvimento profissional


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