SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue42Learning how to manage conflicts: an intervention program for the primary school 1st grade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863XOn-line version ISSN 1982-4327

Abstract

CELEN, Hacer Nermin  and  KUşDIL, Muharrem Ersin. Mecanismos de controle parental e sua influência no estilo identitário de adolescentes turcos. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp.7-16. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100003.

Pesquisas têm evidenciado que pais autoritários restrigem a liberdade de expressão de seus filhos e orientam o comportamento deles de acordo com suas normas. Crianças de famílias autoritárias tendem a apresentar elevada auto-estima e responder a normas internalizadas. A paternagem é um produto cultural, o modelo aqui apresentado é limitado por não considerar a diversidade cultural. Devemos avaliar a identidade não apenas como modelo parental percebido, mas também como parte do contexto sócio-cultural. O presente estudo explorou as relações entre modelos identitários e padrões de controle parental percebidos em jovens adultos. As respostas de 402 estudantes de uma universidade turca ao Berzonsky's Identity Style Inventory foram submetidas à análise fatorial. Padrões de correlação entre quatro status de identidade, Steinberg's Authoritative Parenting Scale, Kağitçibaş1's Authoritarianism Scale e educação parental foram examinados. Os resultados são discutidos em relação ao modo de incorporação do contexto cultural no estudo do desenvolvimento da identidade.

Keywords : identidade; adolescentes; pais; fatores socioculturais; diferenças interculturais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License