SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue42Learning how to manage conflicts: an intervention program for the primary school 1st grade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

CELEN, Hacer Nermin  and  KUşDIL, Muharrem Ersin. Mecanismos de controle parental e sua influência no estilo identitário de adolescentes turcos. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp. 7-16. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100003.

Pesquisas têm evidenciado que pais autoritários restrigem a liberdade de expressão de seus filhos e orientam o comportamento deles de acordo com suas normas. Crianças de famílias autoritárias tendem a apresentar elevada auto-estima e responder a normas internalizadas. A paternagem é um produto cultural, o modelo aqui apresentado é limitado por não considerar a diversidade cultural. Devemos avaliar a identidade não apenas como modelo parental percebido, mas também como parte do contexto sócio-cultural. O presente estudo explorou as relações entre modelos identitários e padrões de controle parental percebidos em jovens adultos. As respostas de 402 estudantes de uma universidade turca ao Berzonsky's Identity Style Inventory foram submetidas à análise fatorial. Padrões de correlação entre quatro status de identidade, Steinberg's Authoritative Parenting Scale, Kağitçibaş1's Authoritarianism Scale e educação parental foram examinados. Os resultados são discutidos em relação ao modo de incorporação do contexto cultural no estudo do desenvolvimento da identidade.

Keywords : identidade; adolescentes; pais; fatores socioculturais; diferenças interculturais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · pdf in English