SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue42Parental control mechanisms and their reflection on identity styles of Turkish adolescentsIndicators of students' and teachers' attitude towards mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

BORGES, Dâmaris Simon Camelo  and  MARTURANO, Edna Maria. Aprendendo a gerenciar conflitos: um programa de intervenção para a 1ª série do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp. 17-26. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100004.

Dificuldades interpessoais precoces na escola podem acarretar problemas acadêmicos e comportamentais persistentes. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade de um programa para melhorar a convivência na 1ª série do ensino fundamental. Uma intervenção multimodal, incluindo ensino de habilidades de solução de problemas interpessoais, valores humanos e autocontrole emocional, foi conduzida em uma classe de 1ª série com 30 alunos, nos meses de abril a outubro. Antes e depois da intervenção foram avaliados o desempenho pró-social e a percepção de estressores. Conflitos foram registrados em um diário de campo. Os resultados mostraram redução consistente nos conflitos interpessoais registrados no diário de campo e aumento no indicador pró-social. Comparadas a um grupo de 31 alunos que não passaram pela intervenção, depois de expostas ao programa, as crianças apresentaram melhor desempenho pró-social e menor suscetibilidade a situações estressantes. Conclui-se que o programa contribuiu efetivamente para melhorar os relacionamentos entre as crianças.

Keywords : comportamento na sala de aula; educação afetiva; comportamento pró-social; ensino fundamental; socialização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese