SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue42Learning how to manage conflicts: an intervention program for the primary school 1st gradeAdolescents' moral reasoning and abusive alcohol use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

FARIA, Paulo Cézar de; CAMARGO, Brigido Vizeu  and  MORO, Maria Lucia Faria. Indicadores de atitude de estudantes e professores com relação à matemática. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp. 27-37. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100005.

O estudo compara a atitude em relação à matemática de quatro grupos amostrais de estudantes de licenciatura em matemática e de professores de matemática em exercício. Os participantes (n=440) foram voluntários de escolas públicas e privadas escolhidas por conveniência. O referencial teórico se reportou ao construto atitude. Indicadores das razões de escolha do curso superior, dos fatores que dificultam o ensino da matemática e das razões que levam a lecionar matemática foram revelados por meio do uso de instrumentos que forneceram dados de natureza qualitativa. A condição em que a pessoa se encontra no final da licenciatura e no início da carreira, associada à sua autopercepção de desempenho, indica que a mudança de atitude está relacionada às particularidades de um determinado momento da vida estudantil ou profissional. Os resultados sublinham a importância de utilizar diferentes instrumentos para se obter indicadores de atitude com relação à matemática.

Keywords : atitudes do estudante; atitudes do professor; matemática; formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese