SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue42Learning how to manage conflicts: an intervention program for the primary school 1st gradeAdolescents' moral reasoning and abusive alcohol use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863XOn-line version ISSN 1982-4327

Abstract

FARIA, Paulo Cézar de; CAMARGO, Brigido Vizeu  and  MORO, Maria Lucia Faria. Indicadores de atitude de estudantes e professores com relação à matemática. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp.27-37. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100005.

O estudo compara a atitude em relação à matemática de quatro grupos amostrais de estudantes de licenciatura em matemática e de professores de matemática em exercício. Os participantes (n=440) foram voluntários de escolas públicas e privadas escolhidas por conveniência. O referencial teórico se reportou ao construto atitude. Indicadores das razões de escolha do curso superior, dos fatores que dificultam o ensino da matemática e das razões que levam a lecionar matemática foram revelados por meio do uso de instrumentos que forneceram dados de natureza qualitativa. A condição em que a pessoa se encontra no final da licenciatura e no início da carreira, associada à sua autopercepção de desempenho, indica que a mudança de atitude está relacionada às particularidades de um determinado momento da vida estudantil ou profissional. Os resultados sublinham a importância de utilizar diferentes instrumentos para se obter indicadores de atitude com relação à matemática.

Keywords : atitudes do estudante; atitudes do professor; matemática; formação profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License