SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue42Adolescents' moral reasoning and abusive alcohol useChildren and adolescents with HIV/Aids: a review on disclosure of diagnosis, adherence and stigma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

MACHADO, Alex Roberto  and  BORLOTI, Elizeu Batista. Formação de classes funcionais de estímulos musicais. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp. 47-58. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100007.

O objetivo deste experimento foi verificar o efeito do treino discriminativo sobre a formação de classes funcionais de melodias em andamentos e modos diferentes. Nove estudantes universitários do 2° período da graduação em Psicologia foram divididos em três grupos: Modo, Andamento ou Misto. O software SomPsi, produzido especialmente para este estudo, treinou os participantes e gerou relatórios com informações sobre os desempenhos, nas quatro fases do procedimento. O treino proposto mostrou-se eficiente para a formação das classes funcionais de estímulos sonoros musicais. Observou-se que agrupamentos de estímulos pela propriedade andamento foram mais facilmente discriminados que os agrupados pela melodia. A manipulação combinada das duas propriedades, em condição convergente, permitiu desempenho superior dos participantes. A rápida formação de classes funcionais e equivalentes de estímulos musicais, a partir de procedimentos de ensino automatizado de relações condicionais entre estímulos musicais, indica a possibilidade de uso desse procedimento na iniciação à música.

Keywords : música [psicologia]; psicologia experimental; análise do comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese