SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue42Professional experience: support the work in HIV/AidsRecovering and updating senses of authority: a historical trajectory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

MOREIRA, Lúcia Vaz de Campos; RABINOVICH, Elaine Pedreira  and  SILVA, Célia Nunes. Olhares de crianças baianas sobre família. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp. 77-85. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100010.

Este estudo investigou os significados que 60 crianças baianas, de 6 a 12 anos, atribuíam aos pais, mães, irmãos, avós e família. Os participantes foram divididos em quatro grupos de 15 crianças: dois de Salvador-BA, cujos pais tinham nível sócio-educacional baixo e alto, e dois provenientes do interior da Bahia com os mesmos níveis sócio-educacionais. As crianças foram entrevistadas individualmente conforme roteiro semi-estruturado. Investigou-se a composição da família e o local da moradia com os responsáveis. Os dados evidenciam que as crianças residem com a família nuclear, mas têm relações estreitas com a família extensa; a família é concebida como quem cuida e apóia; a mãe cuida, educa e é afetiva; o pai e o avô são lúdicos; as avós agradam; os irmãos brincam, ajudam e ensinam, embora também atritem, mas são companhias com as quais se conta sempre.

Keywords : família; membros da família; infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese