SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue42Extended screening: service delivered by a psychological clinicThe construction of a social tool to promote women's health and rights author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

CAMPOS, Ana Paula de Sá  and  CURY, Vera Engler. Atenção psicológica clínica: encontros terapêuticos com crianças em uma creche. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.42, pp. 115-121. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000100014.

Esta pesquisa objetivou analisar a potencialidade terapêutica de encontros realizados pela pesquisadora com crianças de três a seis anos no contexto de uma creche. O referencial teórico utilizado foi a Abordagem Centrada na Pessoa, fundamentado na proposta terapêutica de Virgínia Mae Axline, denominada Ludoterapia Centrada na Criança. As próprias crianças geraram a estrutura dos encontros, estabelecendo com a pesquisadora uma relação que guarda semelhanças com o plantão psicológico. Trata-se de um estudo fenomenológico que adotou a construção de narrativas baseadas nos encontros terapêuticos realizados na instituição. As narrativas possibilitaram uma análise fenomenológica da relação intersubjetiva vivida nos encontros. Os resultados demonstraram a capacidade das crianças em: assumir a iniciativa pela procura espontânea por uma relação de ajuda psicológica; comunicar sentimentos a respeito de si mesmas e de seus problemas; compreender e colaborar para a estruturação da relação de ajuda psicológica.

Keywords : aconselhamento; ludoterapia; fenomenologia; pesquisa qualitativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese