SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue43Multidimensional scaling applied to studies of musical appreciation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

VINET, Eugenia  and  BANARES, Paula Alarcón. Caracterização da personalidade de adolescentes do sexo feminino em conflito com a lei: um estudo comparativo. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.43, pp. 143-152. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200002.

O objetivo deste estudo foi caracterizar um grupo de adolescentes do sexo feminino infratores da lei enfatizando suas diferenças em relação a jovens do sexo masculino infratores e meninas com problemas clínicos. Participaram 90 adolescentes, entre 13 e 18 anos, pertencentes a três grupos: meninas infratoras, meninos infratores e meninas com problemas clínicos. Os participantes foram avaliados conforme o Inventário Clínico para Adolescentes de Millon (MACI) e Ficha de Escalada e Risco (FER), a partir de um desenho descritivo correlacional. Os resultados indicam que as adolescentes infratoras cometem menos delitos e de menor gravidade que os jovens, mas apresentam maiores condições de risco. O seu perfil de personalidade mostra um estilo transgressor ativo, igual ao encontrado nos jovens meninos, e alterações emocionais mais graves que as encontradas nas adolescentes com manifestações clínicas. Este perfil é compatível com os antecedentes internacionais sobre delinquência juvenil e relevante para orientar a intervenção especializada.

Keywords : delinquência juvenil; mulheres; personalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish