SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue43Personality characterization of female juvenile offenders: a comparative studyConstruction and validation of an Emotional Stroop Task to assess attention bias in women with Generalized Anxiety Disorder author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

SILVA, Raquel Cocenas da; BUENO, José Lino Oliveira; BIGAND, Emmanuel  and  MOLIN, Paul. Escala multidimensional aplicada aos estudos de apreciação musical. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.43, pp. 153-158. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200003.

A escala multidimensional (MDS) provém de uma família de técnicas de análise de proximidade de dados, obtida por meio do julgamento do participante que compara vários estímulos em vários traços, concomitantemente. A análise dos julgamentos de proximidade produz um espaço em que pontos representam a relação entre os estímulos em um espaço euclidiano. O ordenamento dos estímulos ao longo das dimensões neste espaço permite que inferências possam ser feitas sobre o universo perceptual subjacente ao grupo de pesquisa. A literatura mostra que a MDS vem ampliando o estudo da música e a mensuração de suas propriedades estruturais.

Keywords : percepção; arte; música.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese