SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue43Psychology in primary health care: reflexions and practical issuesPsychologists in general hospitals: styles and collectives of thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

QUEIROZ, Elizabeth  and  ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de. Trabalho de equipe em reabilitação: um estudo sobre a percepção individual e grupal dos profissionais de saúde. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.43, pp. 177-187. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200006.

A fim de atingir as metas da atenção integral à saúde, argumenta-se a favor da atuação em equipe multiprofissional. Visando ampliar a compreensão sobre essa modalidade assistencial, este artigo tem como objetivo identificar e comparar a percepção individual e grupal dos profissionais de dois serviços de reabilitação de um mesmo hospital sobre o trabalho em equipe. Para tanto, foram feitas entrevistas individuais e grupais com profissionais de um serviço especializado no atendimento ao lesado medular e de outro serviço especializado no atendimento ao lesado cerebral. Os principais resultados obtidos abrangeram: concepção de equipe; identificação de fatores facilitadores e perturbadores do trabalho grupal; avaliação do processo de tomada de decisão; autonomia profissional; semelhanças e diferenças entre as equipes. Sugere-se que futuras investigações adotem o procedimento de entrevista grupal em estudos relativos ao funcionamento de equipes de saúde.

Keywords : abordagem de tratamento interdisciplinar; serviços de saúde; reabilitação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese