SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue43Pregnant women's bonding and maternal-fetal attachmentPromoting health and development in early child education: an intervention of Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

VASCONCELOS, Queila Almeida; YUNES, Maria Angela Mattar  and  GARCIA, Narjara Mendes. Um estudo ecológico sobre as interações da família com o abrigo. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.43, pp. 221-229. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200010.

O presente estudo teve por objetivo investigar as interações entre famílias e as instituições de abrigo a partir do modelo bioecológico de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. Para tanto, foram acompanhadas as interações de funcionários de uma instituição do extremo sul do Brasil e a família de uma criança institucionalizada durante o processo de reinserção familiar. Os profissionais revelaram crenças e percepções idealizadas que prescrevem as expectativas dos modos de vida da família nuclear tradicional. Por sua vez, a família apresentou temores em relação aos julgamentos dos representantes da instituição pela possibilidade de perder a guarda dos outros filhos não-institucionalizados. Portanto, os discursos da família e da instituição revelaram interações que evidenciam desconfiança entre os dois contextos, o que dificulta e prorroga o retorno das crianças ao ambiente familiar.

Keywords : abrigos; famílias de baixa renda; crianças institucionalizadas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese