SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número43Un estudio ecológico sobre las interacciones de la familia y las instituciones para menoresUn análisis conductista de los informes verbales y las prácticas educativas de los padres: alcances y límites índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Paidéia (Ribeirão Preto)

versión impresa ISSN 0103-863Xversión On-line ISSN 1982-4327

Resumen

MACARINI, Samira Mafioletti; MARTINS, Gabriela Dal Forno  y  VIEIRA, Mauro Luis. Promovendo saúde e desenvolvimento na educação infantil: uma atuação da Psicologia. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.43, pp.231-237. ISSN 0103-863X.  https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200011.

Este artigo apresenta o relato de estágio em Psicologia desenvolvido em uma instituição de educação infantil, que teve como objetivo promover saúde e desenvolvimento de crianças neste contexto. O enfoque teórico utilizado foi a Abordagem Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Conhecimentos sobre família, educação infantil e atuação do psicólogo são apresentados. Foram definidas duas demandas de atuação: as famílias e os professores/coordenação. Por meio das intervenções realizadas, a saber, curso de capacitação para professores, visitas às famílias, participação em reuniões, constatou-se que esta contribuiu para a formação de uma parceria entre os contextos da creche e da família.

Palabras clave : educação infantil; desenvolvimento infantil; intervenção psicológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons