SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue43Promoting health and development in early child education: an intervention of PsychologySocioeconomic and cultural influence on preschoolers' play author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863XOn-line version ISSN 1982-4327

Abstract

LEME, Vanessa Barbosa Romera; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini  and  CARRARA, Kester. Uma análise comportamentalista de relatos verbais e práticas educativas parentais: alcance e limites. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.43, pp.239-247. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200012.

O presente artigo discute a relevância de algumas estratégias metodológicas da Análise Aplicada do Comportamento para examinar práticas educativas parentais. Um instrumento e um conceito relacionados à coleta e análise de dados são discutidos sob a ótica teórica e aplicada: relatos verbais e análise funcional comportamental descritiva. Conclui-se que, consideradas as limitações dos relatos, as informações obtidas com essa estratégia e com a análise funcional comportamental descritiva permitem inferir algumas hipóteses sobre os comportamentos de pais e de filhos que podem ser utilizadas em ações que procuram investigar e intervir sobre os comportamentos problema e as habilidades sociais.

Keywords : relações pais-criança; análise do comportamento; comunicação verbal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License