SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue43A behavioral analysis of verbal reports and parental educative practices: scope and limitsAffectivity among students and the system of quotas for black people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

PFEIFER, Luzia Iara; ROMBE, Patrícia Gonçalves  and  SANTOS, Jair Licio Ferreira. A influência socieconômica e cultural no brincar de pré-escolares. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.43, pp. 249-255. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200013.

Considerando que o contexto econômico influencia o brincar de crianças, este trabalho teve por objetivo analisar as diferenças entre os brinquedos utilizados por crianças de duas diferentes classes socioeconômicas. Os dados foram coletados junto a 50 mães de crianças com idade entre três e seis anos, metade pertencentes à classe econômica A2 (Grupo 2), e a outra metade pertencente à classe econômica D (Grupo 1), segundo o Critério Brasil. Os resultados apontam para a existência de diferenças significativas quanto ao uso do computador (p=0,000), jogos de tabuleiro (p=0,023), jogos de armar (p=0,042) e jogo de botão (p=0,012), mais presentes no Grupo 2, e quanto ao uso de brinquedos de corda (p=0,005), brinquedos de sucata (p=0,000) e pular corda (p=0,021), mais presentes no Grupo 1. Os resultados sugerem certa influência socioeconômica no brincar de crianças pré-escolares.

Keywords : recreação; desenvolvimento; crianças em idade pré-escolar; nível socioeconômico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese