SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue43Socioeconomic and cultural influence on preschoolers' playClinic and language or the hole in clinical practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

NERY, Maria da Penha  and  COSTA, Liana Fortunato. Afetividade entre estudantes e sistema de cotas para negros. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2009, vol.19, n.43, pp. 257-266. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200014.

Este artigo versa sobre a afetividade presente entre estudantes cotistas e não-cotistas durante a vigência da política de cotas raciais na Universidade de Brasília. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com enfoque teórico da Socionomia de Jacob Levy Moreno. Os instrumentos foram um sociodrama e entrevistas semi-estruturadas. Participaram do sociodrama cinco estudantes, foram entrevistados três estudantes e um integrante de uma organização não-governamental. Os dados foram analisadas pela proposta da epistemologia qualitativa. Entre os estudantes universalistas observou-se indiferença em relação ao cotista e descaso em relação a questões raciais. Por parte dos cotistas houve uma autocobrança por excelente desempenho acadêmico para aplacar a discriminação gerada pelas cotas. Com relação aos processos identitários, houve predomínio do ocultamento da identidade e o temor de se expor no novo papel social. Conclui-se pela necessidade de criação de projetos psicossociais para efetivar a integração dos estudantes no contexto da política afirmativa.

Keywords : afeição; política; negritude; sociometria.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese