SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número46Validade e precisão do Questionário de Relacionamento Central 6.0 (CRQ 6.0) para adultos com hepatite C crônicaArticulações entre o sensível e a linguagem em Lavoura arcaica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

REZENDE, Vera Lucia et al. Avaliação psicológica dos cuidadores de mulheres com câncer pelo General Comfort Questionnaire. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2010, vol.20, n.46, pp. 229-237. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000200010.

Este estudo avaliou o bem-estar global de 133 cuidadores de mulheres com câncer genital ou de mama, na fase avançada da doença, pelo General Comfort Questionnaire (GCQ) e analisou a associação com ansiedade, depressão, variáveis sociodemográficas e encargos do cuidador. Foi aplicada a Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, o GCQ e uma entrevista semi-estruturada. Foram utilizadas a análise de variância (ANOVA), Tukey e a regressão linear múltipla em stepwise para determinar correlações entre as características do cuidador e bem-estar. O Alpha de Cronbach foi 0,8315. Segundo os resultados, quanto maior a idade do cuidador melhor o bem-estar (p<0,01). Cuidadores do sexo masculino apresentaram grau de bem-estar significativamente maior do que cuidadores do sexo feminino (p=0,01). Maridos apresentaram grau de bem-estar significativamente maior do que todos os outros cuidadores (p<0,001). Ansiedade (p<0,01), depressão (p=0,02) e ser mulher (p=0,01) foram fortemente relacionadas com menor bem-estar. O GCQ mostrou-se eficiente para realizar uma avaliação abrangente e multidimensional do cuidador.

Palavras-chave : psicologia; neoplasias; cuidadores; cuidados paliativos; ansiedade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português