SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue47Foster care: program characterizationTrivializing the prescription of psychopharmacologic drugs in a mental health service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

LIPP, Laura Kolberg; MARTINI, Fernanda de Oliveira  and  OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de. Desenvolvimento, escolarização e síndrome de Down: expectativas maternas. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2010, vol.20, n.47, pp. 371-379. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2010000300009.

O presente estudo teve por objetivo investigar as expectativas maternas em relação ao desenvolvimento e escolarização do filho com síndrome de Down, a partir de uma perspectiva psicanalítica. Foi realizado um estudo qualitativo, por meio de entrevistas, que foram gravadas, transcritas e posteriormente analisadas, a partir de análise qualitativa de conteúdo. Participaram do estudo 12 mães de pessoas com síndrome de Down, com idades entre dois meses e 23 anos. Os resultados revelaram que o diagnóstico de síndrome de Down gera impacto nas mães. Em decorrência disso, as mães apresentaram dificuldade de construir expectativas em relação ao desenvolvimento e escolarização. Ressalta-se a importância do apoio e acompanhamento da mãe, no que se refere ao exercício da maternidade, bem como de professores que acompanharão o aluno com síndrome de Down a partir da idade escolar.

Keywords : síndrome de Down; desenvolvimento humano; educação especial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese