SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número49Educação inclusiva: análise e intervenção em uma sala de recursosDiscursos de pais e mães sobre a amizade em famílias com filhos adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

MACEDO, Alice Costa  e  BAIRRAO, José Francisco Miguel Henriques. Estrela que vem do Norte: os baianos na umbanda de São Paulo. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.49, pp. 207-216. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200008.

Os baianos da umbanda compõem uma categoria de espíritos associada a personagens tipicamente nordestinos. Este estudo visou caracterizar a categoria espiritual baiano na umbanda do Sudeste e desvendar como o panteão incorpora vivências humanas e tipos sociais. Recorreu-se à análise da literatura, observação participante e entrevistas com médiuns em transe. Colaboraram médiuns e dirigentes de terreiros do estado de São Paulo. Para a análise dos dados utilizou-se o conceito psicanalítico de significante. As narrativas dos baianos revelaram justaposições com aspectos da cultura nordestina, sugerindo que há uma transmutação de cenas regionais em metonímias e metáforas que se recombinam de modo a não haver uma reflexão imediata de tipos socialmente dados. Esses significantes materializam-se nos rituais, mas também em narrativas ricas em oxímoros, de modo a possibilitar a expressão do contraditório e a proporcionar símbolos religiosos nos quais o humano, paradoxal e conflituoso, possa se reconhecer.

Palavras-chave : umbanda; metáfora; psicanálise; cultura afro-brasileira.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português