SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número49Discursos de pais e mães sobre a amizade em famílias com filhos adolescentesFormação do pesquisador: resultados de cursos de pós-graduação em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

SANTOS, Ana Cláudia Wendt dos  e  MORE, Carmen Leontina Ojeda Ocampo. Repercussão da violência na mulher e suas formas de enfrentamento. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.49, pp. 227-235. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200010.

A violência contra a mulher é um tema complexo pela multideterminação de elementos de análises que nela convergem. Esta pesquisa objetivou caracterizar a repercussão da violência na mulher e suas formas de enfrentamento. O estudo foi exploratório-descritivo e adotou a metodologia qualitativa, sendo as participantes 10 mulheres agredidas que prestaram queixa em uma Delegacia da Mulher. A coleta de dados realizou-se por meio de entrevista semiestruturada, e para a análise dos dados utilizaram-se o software Atlas/ti 5.0 e a Teoria Fundamentada Empiricamente. Identificou-se a repercussão da violência na mulher por meio da insônia, da instabilidade emocional, da ideação suicida, do isolamento social e das estratégias de enfrentamento que foram focados no diálogo com amigos, familiares e colegas de trabalho; na busca de encontros sociais e no uso de medidas, tais como: tentativa de separação, saída de casa e denúncia. Considera-se que os dados obtidos subsidiam e qualificam intervenções e o atendimento de mulheres agredidas.

Palavras-chave : mulheres espancadas; violência; enfrentamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português