SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número49Repercussão da violência na mulher e suas formas de enfrentamentoInterfaces entre funções executivas, linguagem e intencionalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

PARDO, Maria Benedita Lima  e  COLNAGO, Neucideia Aparecida Silva. Formação do pesquisador: resultados de cursos de pós-graduação em educação. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.49, pp. 237-246. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000200011.

O objetivo desta pesquisa foi analisar como alunos de dois cursos de mestrado na área de Educação avaliam sua formação em pesquisa na graduação e na pós-graduação (cursos A e B). Foram aplicados questionários a 28 alunos de mestrado do segundo ano de ambos os cursos. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que os alunos do curso B se adequaram melhor ao perfil esperado pelas agências de fomento, assim como sua condição de trabalho no mestrado. Além disso, um maior número deles havia realizado iniciação científica. Em relação à avaliação das etapas de aprendizagem de pesquisa os alunos de ambas as universidades optaram, com maior frequência, pelas categorias: Bom, Muito bom e Excelente. Em relação às etapas de execução da pesquisa sobressaiu o grande número de respostas "não trabalhou" pelos alunos do curso A. Tais resultados podem ser utilizados para aperfeiçoamento do processo de formação do pesquisador.

Palavras-chave : pesquisa científica; pós-graduação; aprendizagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português