SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue50The socio-communicative abilities of infants in the first year of life: a longitudinal studyFrom mental emptiness to body emptiness: a psychoanalytical view on pro-anorexia virtual communities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

GONZALEZ, Lilian Maria Borges  and  SEIDL, Eliane Maria Fleury. O envelhecimento na perspectiva de homens idosos. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.50, pp. 345-352. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300007.

O envelhecimento bem-sucedido é um processo multidimensional, que envolve aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais. O presente artigo, de caráter exploratório e descritivo, objetivou investigar percepções de homens idosos quanto às limitações e aos ganhos vinculados ao envelhecimento e aos fatores de proteção da saúde na velhice. Treze homens com idades superiores a 60 anos e níveis diversos de escolaridade responderam a entrevistas semiestruturadas e o conteúdo de suas respostas foi submetido à análise qualitativa. Sete subcategorias emergiram do eixo temático “resultados do envelhecimento”, com destaque para as perdas físicas e os ganhos pessoais favorecidos pelo acúmulo de experiências. No eixo temático “saúde na velhice” foram categorizadas quatro medidas para melhoramento da saúde, com predomínio de respostas referentes à busca por serviços médicos e à adoção de estilo de vida saudável. Os participantes apresentaram uma visão biopsicossocial dos fatores relacionados ao envelhecer bem, embora com ênfase em aspectos biológicos.

Keywords : idosos; envelhecimento; gênero; homens; desenvolvimento humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese