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Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

MASSI, Giselle  and  SANTANA, Ana Paula de Oliveira. A desconstrução do conceito de dislexia: conflito entre verdades. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.50, pp. 403-411. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300013.

Neste artigo discute-se a desconstrução do conceito de dislexia que se situa em dois polos: nas ciências da saúde que apresentam como causas da dislexia fatores orgânicos (funcionamento cerebral, fatores genéticos, dificuldades cognitivas) e nas ciências humanas, causas ligadas a fatores sociais (letramento, singularidades, fatores educacionais) cujas implicações recaem sobre dificuldades das crianças. Em um polo, há a construção de uma patologia, no outro, sua desconstrução por meio de conceitos como heterogeneidade e diferenças socioculturais. Trata-se de discussão relevante uma vez que os profissionais que trabalham nessas áreas tornam-se “cúmplices” ou “críticos” de uma dessas interpretações da realidade.

Keywords : dislexia; linguagem; clínica.

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