SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número50Intervenção psicológica em terminalidade e morte: relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Paidéia (Ribeirão Preto)

versão impressa ISSN 0103-863X

Resumo

RAYMUNDO, Luana dos Santos; KUHNEN, Ariane  e  SOARES, Lia Brioschi. Mapeamento comportamental: observação de crianças no parque da pré-escola. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2011, vol.21, n.50, pp. 431-435. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2011000300016.

O presente artigo tem por objetivo descrever a aplicação do mapeamento comportamental centrado no lugar no contexto de um parque escolar. Esta técnica característica da psicologia ambiental relaciona o comportamento investigado com o local onde ele ocorre. Participaram do estudo cerca de 65 crianças de 3 a 5 anos de uma instituição escolar. O planejamento envolveu a definição de 11 categorias comportamentais. Este artigo constitui um recorte dos resultados evidenciando a preferência por determinados setores do espaço pelas crianças. Discutimos a importância dos estudos observacionais de fácil codificação para serem vertidos em intervenções práticas na realidade pesquisada.

Palavras-chave : psicologia ambiental; métodos de observação; comportamento de brincar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português