SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Sternberg’s Triangular Love Scale national study of psychometric attributes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

GATO, Jorge; FONTAINE, Anne Marie  and  CARNEIRO, Nuno Santos. Escala multidimensional de atitudes face a lésbicas e a gays: construção e validação preliminar. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 11-20. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100003.

O preconceito contra as pessoas não heterossexuais persiste e atualmente assume diversas formas. Este estudo teve por objetivo apresentar o processo de construção e validação de um instrumento multidimensional de avaliação de atitudes face a lésbicas e a gays. Partindo de uma revisão teórica sobre diversos aspectos do preconceito anti-homossexual, foram definidos três tipos de atitudes negativas. Selecionou-se, em seguida, um conjunto de escalas pré-existentes, tendo os seus itens sido categorizados de acordo com as atitudes previstas. Análises fatoriais exploratórias revelaram uma escala composta por três dimensões atitudinais negativas, duas de caráter mais tradicional (Rejeição da proximidade e Homopatologização) e uma de caráter mais atual (Heterossexismo moderno), assim como por uma atitude positiva (Suporte). Todas as dimensões apresentaram uma b oa consistência interna. Provas adicionais da validade de constructo do instrumento foram obtidas através de um estudo diferencial, em função do sexo dos participantes e do seu contato interpessoal com lésbicas e gays.

Keywords : Orientação Sexual; Homossexualidade; Preconceito; Atitudes Sexuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese