SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Socialization goals in different contextsThe quality of motivation among elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

DASILVEIRA, Amanda da Costa  and  GOMES, William Barbosa. Perspectiva experiencial da conversa interna no contexto de resolução de problemas. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 43-52. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100006.

Trata-se de uma análise fenomenológica da conversa interna em duas condições: (a) desempenho de tarefa em voz alta contextualizada por parâmetros psicométricos, (b) experiência consciente da vida cotidiana. Participaram do estudo 23 estudantes universitários, com idade variando entre 17 e 28 anos. Três instrumentos foram utilizados: Teste Matrizes Progressivas de Raven, Questionário de Ruminação e Reflexividade, Entrevista Fenomenológica. Na análise destacou-se: a tríade estrutural de uma voz (eu) que fala a uma terceira parte (você) sobre um objeto (mim) conforme o modelo Peirce-Mead de Nobert Wiley, a intencionalidade bidimensional entre a tarefa e o self, as interferências da ruminação no desempenho do teste de Raven. As entrevistas fenomenológicas descreveram quando, para que, e como ocorre a conversa interna, e quando é inoportuna (pensamento circular) e oportuna (pensamento produtivo). A análise diferenciou a função de dados de terceira e de primeira pessoa na elucidação de um fenômeno cognitivo.

Keywords : Processos Cognitivos; Linguagem; Pensamento; Fenomenologia; Consciência.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese