SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Experiential perspective of inner speech in a problem-solving contextUnfavorable evidence for personality assessment with a 10-item instrument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

RUFINI, Sueli Édi; BZUNECK, José Aloyseo  and  OLIVEIRA, Katya Luciane de. A qualidade da motivação em estudantes do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 53-62. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100007.

A falta de motivação para a aprendizagem é um problema educacional relevante. Este estudo teve por objetivo avaliar a qualidade motivacional de 1.381 estudantes do ensino fundamental, média de idade de 11,2 anos, mediante a aplicação da Escala de Motivação de Estudantes do Ensino Fundamental (EMEEF). Os resultados revelaram predominância de motivação autônoma entre os participantes. Na comparação entre as variáveis, descobriu-se que a desmotivação e a motivação controlada foram maiores entre os participantes do sexo masculino, quando comparados ao sexo feminino que obteve índices superiores na avaliação da motivação autônoma. Constatou-se que a desmotivação e a motivação controlada aumentaram conforme a progressão nas séries, ao passo que a motivação autônoma diminuiu. Foram também mais desmotivados e motivados por razões controladas externamente os estudantes da rede particular, comparados aos da rede pública de ensino. Estes últimos foram significativamente mais envolvidos na escola por razões autônomas. As implicações educacionais dos resultados são consideradas na discussão.

Keywords : Motivação Intrínseca; Motivação Extrínseca; Ensino Fundamental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese