SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Unfavorable evidence for personality assessment with a 10-item instrumentEvaluation of the Computerized Strategic Reading Program applied to elementary school students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

HONDA, Giovanna Corte  and  YOSHIDA, Elisa Medici Pizão. Mudança em pacientes de clínica-escola: avaliação de resultados e processos. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 73-82. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100009.

Este artigo objetivou avaliar mudanças em pacientes atendidos em clínica-escola e compreender possíveis fatores que influenciaram os resultados das psicoterapias. A amostra foi composta por nove participantes (oito mulheres e um homem), com idade igual ou superior a 33 anos, em fase de término de atendimento psicoterápico. Realizou-se entrevista individual semiestruturada para avaliar eficácia adaptativa, estágio de mudança e sintomas psicopatológicos. Utilizaram-se a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada Redefinida (EDAO-R), a Escala de Estágios de Mudança (EEM) e a Escala de Avaliação de Sintomas (EAS-40). Os resultados sugerem ser possível esperar abrandamento dos sintomas psicopatológicos e progresso nos estágios de mudança. A qualidade da configuração adaptativa é mais resistente a melhoras. A aliança terapêutica positiva e a disposição do paciente como agente da própria mudança podem ter sido relevantes nos resultados das psicoterapias, ainda que não diretamente avaliados. São necessárias pesquisas longitudinais para o acompanhamento dos processos desde o início.

Keywords : Processos Psicoterapêuticos; Avaliação de Processos (Cuidados de Saúde); Mudança (Psicologia); Clínica-escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese