SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Changes in training-clinic patients: evaluation of the results and processesCommunication and Involvement: what are the Possibilities of Interconnection between Family-school? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo  and  PIOVEZAN, Nayane Martoni. Avaliação do Programa Informatizado de Leitura Estratégica para estudantes do ensino fundamental. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 83-90. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100010.

Estudos e avaliações nacionais realizadas no Brasil têm revelado que alunos do ensino fundamental apresentam, em sua maioria, dificuldades para compreender textos, apesar de esta competência ser imprescindível para o sucesso escolar. O presente estudo objetivou avaliar o Programa Informatizado de Leitura Estratégica (PILE) destinado a promover a compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Participaram 58 alunos de 5ª a 8ª séries, com idade de 12,52 anos, em média, 29 estudantes compuseram o grupo controle (GC) e 29 o de intervenção (GI). O Teste Cloze Básico-MAR foi utilizado como pré e pós-medida. O PILE foi administrado durante seis semanas, totalizando 19 encontros. Verificaram-se melhoras significativas, da pré para a pós-medida, para os níveis de compreensão em leitura de GI e GC. Constatou-se que GI sofreu grande efeito da intervenção, o que sugere que o PILE foi efetivo na implementação da compreensão em leitura desses estudantes.

Keywords : Ensino Fundamental; Avaliação Psicológica; Compreensão da Leitura.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese