SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue51Evaluation of the Computerized Strategic Reading Program applied to elementary school studentsPaternal personality as a prognostic factor in the treatment for antisocial tendency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Paidéia (Ribeirão Preto)

Print version ISSN 0103-863X

Abstract

MARCONDES, Keila Hellen Barbato  and  SIGOLO, Silvia Regina Ricco Lucato. Comunicação e envolvimento: possibilidades de interconexões entre família-escola?. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2012, vol.22, n.51, pp. 91-99. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2012000100011.

Família e escola são considerados contextos primordiais para o desenvolvimento humano, sendo desejável que haja um elo adequado entre esses espaços. Pautado nessa premissa, este artigo objetiva analisar as relações estabelecidas entre a escola e a família de crianças com baixo rendimento escolar, salientando que a escola pesquisada adota o regime de progressão continuada. O referencial teórico do estudo foi a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. Participaram da pesquisa seis crianças, seus respectivos responsáveis e professoras. A coleta de dados consistiu de entrevistas semiestruturadas e observações. Os dados foram coligidos em duas categorias: envolvimento e comunicação. Embora os resultados destaquem a comunicação como principal veículo de trocas entre os dois contextos, essa necessita ser aprimorada. A família e a escola compreendem que devem trabalhar em colaboração, mas tal relação precisa ser reconstruída, pois se mostra assimétrica e repleta de preconceitos.

Keywords : Relações Pais-escola; Ensino Fundamental; Cooperação.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese